Astronauta Mecanico

 

18-20 maio
16h30-17h30
Workshop «Assistente de VJ e Multimédia»
Formadora: Astronauta Mecanico

Não sabes o que é ser VJ? Queres dar os primeiros passos na Arte do Multimédia? Nada como ser assistente de VJ por um dia!
Destinada a público em geral. Duração: 1h. Preço: 5€ por pessoa; gratuito do dia 18 de Maio.
Local: Museu Nacional de Arte Antiga

Inscrições (limitadas, individuais e por ordem de chegada): mnaa.servicoeducacao@gmail.com

 

Nada se perde.

Equipamentos descartados, com defeitos, obsoletos, ultrapassados: tudo é fluxo para criação artística e caminho aberto para uma outra perspectiva.

Será experimentado criar uma obra de arte eletrónica, que produz som e imagem, em estado generativo.

Ao final do experimento, uma videoinstalação multimédia performática estará em funcionamento e aberta a visitação.

Instalação Performance «Fail. A Estética do Risco»

Instalação/Performance multimédia. Série de composições audiovisuais orquestradas ao vivo, onde imagem e som são manipulados em tempo real. A imperfeição como elemento desencadeador de emoção, assinalando o desconforto perante o erro, a perda de padrão, de ordem. Equipamentos obsoletos-emocionais num mundo digital. Uma máquina não é autorizada a cometer erros, tal como não somos encorajados a falhar. Mas falhar é preciso.

Material
Curiosidade. Todo o equipamento estará disponibilizado no local.

Público-alvo
Público em geral



SOBRE A ARTISTA FORMADORA
Veruscka Girio (Astronauta Mecanico), Maranhão-Brasil

Designer, criadora multiplataforma, vj e videocenarista. Se apresenta ao vivo, criando e manipulando imagens artísticas e comerciais para festivais, espetáculos e eventos. Uma das mulheres vjs pioneiras no Brasil (2003). Controla imagem sem fio (wireless) desde 2012 e funde o digital e o analógico, trabalhando com equipamentos obsoletos e de última geração. O intenso contato com a cena de música eletrônica lhe rendeu residências como vj em clubs e festas de São Paulo, como Clash club, CAPSLOCK, Selvagem e Chá com Bolachas. Desenhou e manipulou videocenário ao vivo para Green Velvet, Omara Portuondo (Buena Vista Social Club), Elza Soares, Jorge Ben, Gilberto Gil, entre tantos outros artistas. Sua linguagem reside na intersecção da arte, matemática e espírito, com pesquisa voltada para transcomunicação, levantando questões sobre o uso, o fluxo, a rotina, a ancestralidade e o tempo real.

É idealizadora da mostra AVAV de manipulação de imagem e som ao vivo e cofundadora do Epicentro Cultural. Em 2021, ocupou o Teatro Municipal da Guarda (Portugal) com 2 instalações live ambient — abertas a visitação — na aMostra (Mostra de Arte Digital), onde também colaborou com trabalho para o lançamento da primeira galeria pública de NFTs da Europa. Neste mesmo ano, a convite do Festival Amazônia Mapping, participou da residência artística do programa AMPLIFY D.A.I 2021 (uma realização do British Council em parceria com Oi Futuro MUTEK Montréal), desenvolvendo “Uma Tempestade está Soprando do Paraíso” — obra audiovisual em full dome —, co-criada em parceria com a artista sonora inglesa Edy Fung.

Participou da 12ª Bienal de Havana (Cuba) com Déjà Vu/AVAV e apresentou obras av ao vivo no Itaú Cultural (ON/OFF São Paulo), no teatro da Oi Futuro (LIVE CINEMA Rio de Janeiro), na Sala do Veado  (AVAV Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa), no 59 Rivoli (AVAV Paris) e no Festival Amazônia Mapping (Belém). Com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos/Legítima Defesa, fez a abertura da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo) no Teatro Oscar Niemeyer (Auditório Ibirapuera) em 2017. À convite da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo foi curadora de visuais do SP NA RUA (2017). Integra a banda audiovisual PLANO V e faz parte do grupo ativista de vjs @projetemos. Já apresentou seus projetos ao vivo em Tóquio, Barcelona, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Berlim, Hamburgo e Lisboa.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS
BrasilFazDesign2000
Salão Internacional do Móvel de Milão, Kassel e Museu da Casa Brasileira (São Paulo)

Arte Ocupa Project
Shoyu Museum (Takahashi-Japão) e Kupferdiebe Galerie (Hamburgo-Alemanha)

Desenhou uma calçada portuguesa construída em Belo Horizonte-MG (Praça da Estação — iZLP arquitetura).

Em São Paulo foi editora de arte da revista BRAVO! (2000/2001) e diretora de arte da Caros Amigos (2004/2006). É webdesigner. Bacharel em Comunicação Social.