+
VERUSCKA GIRIO (Astronauta Mecanico)
Pedreiras-Maranhão, Amazônia.
BRAZIL
@: laboratorio@astronautamecanico.com
+
BASE
Lisbon-Portugal
Designer, multiplatform creator, vj and videocenarist. One of the pioneering female vjs in Brazil (2003). Controls wireless image since 2012 and merges the digital and analog. Her language lies at the intersection of art, mathematics and spirit, with research focused on transcommunication and raising questions about use, flow, routine and real time. She participated in the 12th Havana Biennial (Cuba) with Déjà Vu/AVAV and presented live av works at Itaú Cultural (São Paulo), at the Oi Futuro Theatre (Rio de Janeiro), at the Sala do Veado (National Museum of Natural History and Science (Lisbon) and at the 59 Rivoli (Paris). At the invitation of the Municipal Secretariat of Culture of São Paulo she was curator of visuals for SP NA RUA 2017 (the biggest open-air eletronic culture event in Latin America).
In 2021, she occupied the Teatro Municipal da Guarda (Portugal) with 2 immersive installations, with aMostra (Digital Art Show). She is the creator of the AVAV live image and sound manipulation show and has presented her live projects in Tokyo, Paris, Barcelona, Alicante, Hamburg, Bahia, Belém, Brasília and Berlin.
The artist was invited by the National Museum of Ancient Art (MNAA) to make a live cinema presentation of the analogical work ELECTRICITY — an ode to Lisbon — celebrating the internacional Night of European Museums 2022.
+
VERUSCKA GIRIO (Astronauta Mecanico)
Pedreiras-Maranhão, Amazônia.
BRASIL
@: laboratorio@astronautamecanico.com
+
BASE
Lisboa-Portugal
Designer, criadora multiplataforma, vj e videocenarista. Se apresenta ao vivo, criando e manipulando imagens artísticas e comerciais para festivais, espetáculos e eventos. Uma das mulheres vjs pioneiras no Brasil (2003). Controla imagem sem fio (wireless) desde 2012 e funde o digital e o analógico, trabalhando com equipamentos obsoletos e de última geração. O intenso contato com a cena de música eletrônica lhe rendeu residências como vj em clubs e festas em São Paulo, como Clash club, CAPSLOCK, Selvagem e Chá com Bolachas; com apresentações marcantes em edições do festival Universo Paralello, na Bahia. Desenhou videocenários para shows de Omara Portuondo (Buena Vista Social Club), Green Velvet, Jorge Ben, João Donato, Elza Soares, Naná Vasconcelos, Gilberto Gil, entre tantos outros artistas. Sua linguagem reside na intersecção da arte, matemática e espírito, com pesquisa voltada para transcomunicação, levantando questões sobre o uso, o fluxo, a rotina e o tempo real.
Comememorando o 12º aniversário “Elvas Património Mundial UNESCO”, criou SPECTRA, um espetáculo em videomapping realizado por LUX ELVAS e executado durante 2 noites, em simultâneo a abertura da FARRA (2024).
A convite do Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, realizou uma Residência Artística onde executou a obra live ambient ELECTRICIDADE — na Noite europeia dos Museus de 2022 — e desenvolveu (através de Workshop) a videoinstalação Fa iL, dando vida a equipamentos obsoletos do museu.
Em 2021, ainda em Portugal, ocupou o Teatro Municipal da Guarda com duas instalações imersivas, na primeira exposição do país aberta ao público (pós confinamento COVID) com visitação guiada: aMostra — Mostra de Arte Digital. Ali também disponibilizou 2 obras para o lançamento da primeira galeria pública de NFTs da Europa.
Neste mesmo ano, a convite do Festival Amazônia Mapping, participou da residência artística do programa AMPLIFY D.A.I 2021 (uma realização do British Council em parceria com Oi Futuro MUTEK Montréal), desenvolvendo uma obra audiovisual em full dome, em parceria com a artista sonora inglesa Edy Fung.
Em 2015 participou da 12ª Bienal de Havana (Cuba) como curadora da mostra AVAV e com uma obra audiovisual manipulada em tempo real: Déjà Vu/AVAV (em parceria com Vermelho). Neste mesmo ano esteve em residência no Japão durante 40 dias (ARTE OCUPA Project 2015). Apresentou obras av ao vivo no Itaú Cultural (ON/OFF São Paulo), no teatro da Oi Futuro (LIVE CINEMA Rio de Janeiro), na Sala do Veado (Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa) e no 59 Rivoli (Paris). Com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos/Legítima Defesa, fez a abertura da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo) no Teatro Oscar Niemeyer (Auditório Ibirapuera) em 2017. A convite da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo foi curadora de visuais do SP NA RUA 2017 (o maior encontro da cultura eletrônica da América Latina). Faz parte do grupo ativista de vjs @projetemos. Já apresentou seus projetos ao vivo em Tóquio, Barcelona, Rio de Janeiro, São Paulo, Hamburgo, Berlim e Lisboa.
É idealizadora e curandeira da mostra AVAV de manipulação de imagem e som ao vivo e cofundadora do Epicentro Cultural.
Desenhou uma calçada portuguesa construída em Belo Horizonte-MG (Praça da Estação — iZLP arquitetura, 2004).
Em São Paulo trabalhou nas artes das redações das revistas: Playboy, Claudia, SuperInteressante e República. Foi editora de arte da revista BRAVO! (2000/2001) e diretora de arte da Caros Amigos (2004/2006). É webdesigner. Bacharel em Comunicação Social. Autodidata.
EXPOSIÇÕES COLETIVAS
BrasilFazDesign2000
Salão Internacional do Móvel de Milão, Kassel e Museu da Casa Brasileira (São Paulo)
1999
Arte Ocupa Project
Shoyu Museum (Takahashi-Japão) e Kupferdiebe Galerie (Hamburgo-Alemanha)
2010
–
–
Veruscka Girio, also known as ASTRONAUTA MECANICO, is a multimedia artist working with live image and sound performance specializing in the computer as artistic medium. She is one of women vjs pioneer in Brazil. Girio has a degree in Social Communication and her work as a designer encompasses several domains including graphic, publishing, web and video scenario design and multi-platform creation.
From 1999 to 2006, Girio worked in some of São Paulo’s most renowned editorial offices including arts and culture journal BRAVO! as Art Editor, and for political monthly CAROS AMIGOS as Art Director. (+++ Playboy, República and Claudia).
Veruscka is also founder and curator of AVAV — audiovisual aovivo. Since 2011, AVAV has been the only monthly Brazilian salon championing live cinema, sound manipulation, performance and real time technology, produced throughout Brazil and internationally in cities including Tokyo, Paris and Lisbon. In 2015, AVAV was invited to Cuba to participate in the 12th Bienal de la Habana representing five of today’s most experimental artists in Brazil.
Most recently, during her residency ARTE OCUPA Project 2015 (Japan), she occupied and video-mapped an abandoned school library in Furyori, Okayama, offering public daily interactive exhibits provoking visitors to construct their own narrative. In the same period, she created Sólidos Platônicos, a video installation exhibited at the Shoyu Museum in Takahashi, and exhibited her own work and curated an international group show at BASECAMP / Roppongi in Tokyo.
Born in Brazil and raised in the states of Maranhão, Pará, Sergipe and Alagoas, she received her professional and academic training in Brasília, Rio de Janeiro and Lisbon.
The city of Belo Horizonte holds one of Veruscka’s design on a sidewalk rebuilt in 2005 according to the traditional Portuguese pavement technique.
–
ヴェルスカ ギリオ ブラジル生まれ。サンパウロを拠点に、ヨーロッパやアメリカで制作活動を行うマルチメディアアーティスト、パフォーマー。コンピュータを駆使したアートの制作を行っている。2010年よりアートオキュパに参加。
HOME
Todos os gifs.loops da home
são de autoria da artista e livres para download
As músicas são edits de set do pesquisador
e DJ John Zahl (Charleston, SC, United States)
©ASTRONAUTA MECANICO 2003 ∞ 2022