Astronauta Mecanico

ELECTRICIDADE

artista: Astronauta Mecanico
duração: 40 minutos
Live ambient av real time

A convite do Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, realizou uma Residência Artística onde executou a obra live ambient ELECTRICIDADE — na Noite europeia dos Museus de 2022 — e desenvolveu (através de Workshop) a videoinstalação Fa iL, dando vida a equipamentos obsoletos do museu.

ELECTRICIDADE*
Cada cidade tem um pulsar, um ritmo, uma tônica. Uma ode à cidade.

Imagem e som são sintetizados e tocados ao vivo através da variação da tensão elétrica, gerando uma apresentação eletro-acústica única.
Propõe um ambiente imersivo — criado ao vivo — dentro do Museu de Arte Antiga onde imagem e som serão gerados a partir da oscilação de impulsos elétricos da cidade.

Uma composição audiovisual orquestrada ao vivo, onde imagem e som são gerados a partir da variação de impulsos elétricos manipulados em tempo real.
Através da sobreposição excessiva de informacão descontínua, registra o efêmero, o acaso, com um breve armazenamento de partículas visuais e sonoras, que se dissipam e se renovam.

As oscilações das descargas elétricas desenham ruídos que podem ser vistos e ouvidos, revelando um novo espaço, transformado constantemente.

Em duas apresentações: uma no jardim; uma no auditório.
Participação especial FIO À MEADA

Agradecimento especial ao convite desafiador de Maria Miguel Lucas

*Esta obra faz parte de pesquisa e experimento em “ambiente ao vivo” (live ambient), iniciado durante o período de residência artística no Japão. (ARTEOCUPA Project 2015. Um projeto de Carlos Henrich).

MNAA Museu Nacional de Arte Antiga

Lisboa, 2022