Astronauta Mecanico

repro-484

Mostra SESC de Artes Circulações
Direção de arte: Veruscka Girio (Astronauta Mecanico)
Editora: Marina Amaral
Edição de arte: Danielle Noronha

Cliente: SESC São Paulo

Catálogo
Formato: A4
Miolo: Fotocópia — Xerox PB
Capa: papelão (criada na oficina Cartonera e Catadora. cada capa é única)
Acabamento: costura manual

São Paulo, 2007.



Em sua edição de 2007, a Mostra SESC de Artes se detém às questões relativas aos procedimentos mais relevantes para o SESC SP no que diz respeito à preocupação institucional de levar ao público as mais diversificadas manifestações culturais da contemporaneidade.
Ao escolhermos o título Circulações, voltamos o olhar para nosso próprio exercício cotidiano de criar condições para que todos possam refletir sobre as maneiras como o nosso tempo se expressa nas artes e sobre como a leitura desses percursos até a expressão artística pode ser enriquecedora para o exercício da cidadania ou mesmo para uma experiência mais consciente do estar no mundo.
Poeticamente, essa preocupação toma forma com bicicletas que sobrevoam
a Avenida Paulista, com textos irreverentes entoados por ruídos ardidos de guitarras, com os cacos de tijolos utilizados para recontar as histórias de tantos morros deste país, com pequenas máquinas cheias de vontade que compõem melodias intrigantes, com lanternas mágicas atualizadas que remixam paisagens nem sempre observadas ou com um trem fantasma trash/pop que atravessa com seus carrinhos as assombrações de nossas coletividades.
Estas e outras tantas experimentações e traquitanas, propostas por muitos artistas dispostos a partilhar com todos os seus processos criativos, oferecem ao público uma oportunidade para circular pelos bastidores da produção cultural e por seus desafios sempre inquietantes.
A deriva pelos projetos da Mostra, assim, se torna uma viagem metafórica, uma circulação por processos de criação e de fruição da arte que talvez possa reverberar em olhares mais curiosos e críticos, ou ao menos não tão distantes.
Por isso, o SESC SP espera que ao se encadernar com papelão reciclado este catálogo, ao se pintar os desenhos e letras em sua capa ou ao se folhear
estas páginas impressas em preto e branco, seja produzido muito mais do que um livro bonito: são boas idéias e novos olhares para caminhos cotidianos.

circulacoes

fotos: Nino Andrés