Astronauta Mecanico



ÁGUA [ o rio ]
FAM Festival Amazônia Mapping
live mapping (video mapeado controlado em tempo real)

1) Mapeamento da fachada do prédio do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Sólidos Platônicos, O rio: uma palavra mágica para conjugar a eternidade.
[ ver também: Fogo em Fuyori ]
Música: Bush Dance (Márcio Vermelho / Naná Vasconcelos refix)
A imagem foi manipulada ao vivo, com três exibições durante o evento a céu aberto.

2) Realização de workshop AV: Mente de Principiante, no MEP (Museu do Estado do Pará)

Idealização e curadoria: Roberta Carvalho

Belém, 2016.


O FAM chega a sua segunda edição em 2016 com o objetivo de promover intercâmbio de conhecimentos e desenvolvimento, no norte do país, acerca de temas como artes visuais, arte-tecnologia, intervenção urbana, projeção mapeada, entre outras linguagens.

A primeira edição aconteceu em 2013, no complexo Feliz Lusitânia, marco de fundação da cidade de Belém do Pará, uma das mais importante cidades da região amazônica. Um projeto inovador e de grandes trocas, que promoveu uma demanda por novas experimentações nas diversas áreas da arte-tecnologia, além de possibilitar uma  reconfiguração de  olhares sobre nossa paisagem urbana.

Este ano, o Festival Amazônia Mapping, acontecerá no entorno do Museu do Estado do Pará – MEP, cuja fachada será espaço de grandes apresentações. O Palácio, que possui traços do estilo neoclássico, do século XVIII, foi projetado pelo arquiteto bolonhês Antonio Landi, para servir de sede e moradia dos governadores e capitães generais do Pará. Atualmente abriga um importante acervo da região. O MEP está como um parceiro importante e conecta-se na perspectiva de um museu vivo, atento às questões da rua e da possibilidade e exercício de novas  linguagens nas artes. Além do Museu do Estado do Pará, outros prédios de grande importância arquitetônica e histórica integrarão o circuito do Festival, como o prédio do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

O FAM 2016 foi contemplado no edital Oi Futuro de projetos Culturais, e tem patrocínio da Oi via Lei de Incentivo à Cultura SEMEAR, e do Boulevard Shopping Belém, via Lei Municipal Tó Teixeira.